A osteoporose, que literalmente significa osso poroso, é uma doença na qual a densidade e a qualidade do osso estão reduzidas. Atinge cerca de 2 milhões de pessoas por ano no Brasil, sendo que 80% dos casos são em idosos ou em mulheres na menopausa.
À medida que os ossos se tornam mais porosos e frágeis, o risco de fratura aumenta consideravelmente, especialmente no quadril, da costela e colo do fêmur. A perda óssea ocorre silenciosa e progressivamente. Muitas vezes, não há sintomas até a primeira fratura ocorrer.
Prevenção
Você pode ajudar a prevenir a osteoporose, levando um estilo de vida saudável em todas as fases da vida. A prevenção deve começar na infância, pois uma dieta saudável aliada a exercícios ajudam as crianças a garantir a formação da maior massa óssea possível. Quanto mais massa óssea você tiver quando atingir a idade adulta, menor a probabilidade de ter ossos fracos e quebráveis com a idade mais avançada. Para as mulheres, a prevenção precoce é especialmente importante. Pois, na pós menopausa ocorre uma rápida perda óssea, por volta dos 50 anos.
Como prevenir na idade adulta?
- Garanta uma dieta saudável que inclua cálcio e proteínas suficientes.
- Consuma vitamina D suficiente.
- Mantenha um peso corporal saudável, pois ser muito magro é prejudicial à saúde dos ossos.
- Mantenha-se ativo.
- Evite fumar e beber muito.
Tratamento
Infelizmente a doença não tem cura, mas pode ser controlada evitando a progressão para fases mas severas evitando desta forma a mais temível das fraturas que é a fratura do quadril . Como a osteoporose pode ter diferentes causas, é indispensável determinar o que provocou a condição, antes de propor o tratamento, que deve ter por objetivo evitar fraturas, diminuir a dor, quando existe, e manter a função. Podem ser utilizados medicamentos, suplementação de cálcio, terapia de reposição de estrogênio e fisioterapia para fortalecimento muscular.
O Hospital IOP é referência em Ortopedia no Tocantins e região norte do Brasil, sendo ainda, o único Hospital Ortopédico no TO.