A artrose do ombro é um problema caracterizado pela destruição da cartilagem da cabeça do úmero e da escápula, gerando dor quando se realiza determinados movimentos. Os sintomas mais comuns são a dor e a rigidez articular, que progridem durante meses e até anos. A doença pode ocorrer pelo processo natural do envelhecimento ou pode ser consequência de sequela de traumas na articulação do ombro. Saber identificar os sintomas e quando se deve procurar um médico para fazer o diagnóstico é essencial.
Sintomas:
- dor e inchaço no ombro;
- dificuldade em realizar qualquer movimento com o ombro;
- sensação de areia na articulação do ombro;
- estalos no ombro durante os movimentos.
Diagnóstico:
O diagnóstico geralmente é feito por radiografia simples do ombro, porém, pode ser necessária a realização de ressonância magnética, para obter mais detalhes sobre a doença.
Como é feito o tratamento?
O tratamento envolve o uso de medicamentos analgésicos para aliviar os sintomas e retardar a degeneração articular. Já em casos mais avançados, pode haver a necessidade de cirurgia, que é a Artroplastia total do ombro, uma prótese que substitui a cabeça do úmero e a glenóide). A fisioterapia, por vezes é indicada, com o objetivo de manter a articulação ativa, além de promover o seu fortalecimento e, assim, melhorar a qualidade de vida da pessoa.