Câncer de cabeça e pescoço é o nome que se dá ao conjunto de tumores que se manifestam na boca, na faringe e na laringe, entre outras localizações da cabeça e do pescoço. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em geral, esses canceres são mais frequentes em homens na faixa dos 60 anos de idade e representam o segundo tipo da doença com maior incidência na população masculina e o quinto mais comum entre as mulheres.
Diagnóstico precoce
O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço: quando diagnosticado logo no início, as chances de cura podem chegar a 80%.
Fatores de risco
Os tumores de cabeça e pescoço estão relacionados ao tabagismo, ao consumo de bebidas alcoólicas e a infecções pelo papilomavírus humano (HPV).
Conheça os tipos de canceres mais comuns de Cabeça e Pescoço:
? Câncer de pele: é o tipo mais comum de câncer em cabeça e pescoço. São caracterizados por lesões na pele com mais de um mês, que não melhoram com medicamentos e sangram com facilidade. Devido à excessiva exposição solar no Tocantins, a população do nosso estado tem uma alta incidência de diagnóstico de câncer de pele.
? Câncer de tireoide: é um câncer silencioso e pode ser identificado com a palpação do pescoço ou através de ultrassonografia. Toda mulher acima de 35 anos deve fazer uma avaliação da sua tireoide. O câncer de tireoide é o sétimo tumor maligno mais frequente em mulheres brasileiras.
? Câncer de boca: representada por uma lesão dolorosa na boca com mais de um mês, sem melhora com medicamentos e deve ser biopsiada por um especialista. Tabagistas e etilistas devem ser avaliados anualmente devido ao aumento da incidência de câncer de boca nessa população.
? Câncer de laringe: toda pessoa que apresenta rouquidão com mais de 15 dias deve ser avaliada por exame de laringoscopia direta para diagnóstico.
? Câncer de glândula salivar: nódulos em topografia de glândulas salivares e nódulos cervicais necessitam de investigação rápida devido ao risco de tumores das glândulas salivares.
Como se prevenir do câncer de cabeça e pescoço:
• Evite o tabagismo.
• Evite o consumo abusivo de bebidas alcoólicas.
• Vacine-se contra o papilomavírus humano (HPV).
• Use preservativos.
• Mantenha uma boa higiene bucal.
• Visite regularmente seu médico
• Tenha uma alimentação equilibrada.
O Hospital IOP possui um time completo de especialistas em Cabeça e Pescoço, em Palmas, Tocantins.