A Disfagia é a dificuldade para engolir alimentos, líquidos ou saliva, em qualquer etapa do trajeto da boca ao estômago, podendo acontecer em todas as faixas etárias. A Disfagia pode comprometer a saúde, o estado nutricional e hídrico e impactar negativamente na qualidade de vida das pessoas.
Entre 16 e 22% da população apresentam problemas de deglutição, mas não procuram ajuda, segundo pesquisas. Embora pareça um problema corriqueiro, a disfagia merece atenção, pois pode estar relacionada a inúmeras condições ou doenças, algumas graves, por exemplo, tumores malignos (câncer) de esôfago, laringe ou garganta.
Causas
As causas mais comuns da disfagia incluem problemas com o sistema nervoso, músculos ou problemas mecânicos envolvendo a cabeça e pescoço e também pode decorrer do envelhecimento natural.
Conheça os principais sinais e sintomas da disfagia:
A atenção e o auxílio às pessoas com dificuldades em engolir são importantes para diminuir as complicações provocadas pela Disfagia. Ao sinal de qualquer alteração, é preciso procurar um fonoaudiólogo.
– dificuldade de mastigar ou manter o alimento dentro da boca;
– tempo prolongado para engolir;
– necessidade de engolir várias vezes “para descer” o alimento, líquido ou saliva;
– dor ao engolir e/ou sensação de alimento parado na garganta;
– mudança na voz após engolir – voz molhada;
– tosse e engasgos frequentes durante as refeições ou ao deglutir saliva;
– falta de ar;
– perda de peso e/ou desidratação e/ou desnutrição;
– pneumonia de repetição e pneumonia aspirativa;
– falta de interesse em se alimentar.
Diagnóstico e tratamento da disfagia
Para diagnosticar e tratar a disfagia, é preciso avaliação e auxílio de um profissional especializado, nesse caso, o fonoaudiólogo. Ele faz a avaliação, diagnóstico e tratamento dos distúrbios da Disfagia, com intervenção precisa e direcionada em situações especificamente funcionais. Atua ainda no gerenciamento dos mecanismos de prevenção dos distúrbios da deglutição, dirigidas à população nos diferentes ciclos de vida.
A alimentação é vital, além de ser um prazer do ser humano. Por isso, deve ser realizada com segurança e facilidade, sem oferecer riscos à saúde. Ao sinal de qualquer alteração, é preciso procurar um fonoaudiólogo.
Dia Nacional de Atenção à Disfagia
Foi instituído pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, em 20 de março de 2010, com o objetivo de auxiliar a população a reconhecer os sintomas, divulgar medidas de prevenção e orientar sobre o que fazer diante da suspeita de Disfagia e no auxílio no encaminhamento adequado.