Dor atrás do joelho? Pode ser Cisto de Baker.

03/12/2020

🦵🏼 Não é normal sentir dor nos joelhos (mesmo em idosos ou atletas), apesar de muitos relatos sobre esse problema. Por isso, quando essa queixa aparece, deve ser investigada, uma vez que pode indicar diversas alterações, como o Cisto de Baker, por exemplo, que causa incômodos atrás do joelho, podendo se estender até a panturrilha.

➡️ O sintoma mais comum do Cisto de Baker é o aumento de volume na região posterior do joelho, que forma uma bola dolorida e imóvel, além do desconforto ou limitação para dobrar o joelho. Com o passar do tempo, tais cistos podem aumentar e ficar do tamanho de uma bola de beisebol, bem como se estender em direção aos músculos da panturrilha.

➡️ O tratamento pode envolver uma série de atividades: fisioterapia, crioterapia (tratamento com gelo) e uso de anti-inflamatórios. Nos casos mais graves e raros, pode haver a necessidade de aspiração do cisto com agulha. Como o Cisto de Baker está relacionado com outras doenças, principalmente artrose, lesão ou lesão dos meniscos, o tratamento leva em consideração a doença base.

⚠️ Dor no joelho não deve ser tratada com normalidade. Qualquer sinal, dor ou desconforto, procure seu ortopedista de confiança.

O Hospital IOP é referência em Ortopedia no Tocantins e região norte do Brasil, sendo ainda, o único Hospital Ortopédico no TO.

×