Hospital IOP realiza cirurgia de escoliose de alta complexidade no Tocantins

13/05/2021

Com esse feito, tocantinenses podem realizar tratamento no estado, sem precisar ir para outras regiões; cirurgia trouxe de volta qualidade de vida à paciente de 22 anos

O Hospital IOP, em Palmas, realizou na última quarta-feira, 05/05, uma cirurgia de escoliose de alta complexidade. A cirurgia contou com a participação de neurocirurgiões e ortopedistas, com o suporte de um cirurgião de coluna, com ampla experiência, do estado de Goiás.  Essa cirurgia só pôde ser realizada no Tocantins porque o IOP conta com profissionais experientes e um centro de tratamento especializado. Antes, casos como esse só poderiam ser tratados em outros estados.

A cirurgia foi um marco na vida de Nathalia Fonseca Rosilho, de 22 anos, que há tempos sofria com um grau muito elevado de escoliose, que vinha piorando consideravelmente. “Eu tinha muitas dores no corpo, deformidades anatômicas, fora as limitações para fazer atividade física e podia perder a locomoção futuramente, além da falta de qualidade de vida. Tudo isso me deixava muito mal.”

O Dr. Roberto Piza Morisco, um dos neurocirurgiões que participou da cirurgia, explica a importância do procedimento para a melhora da qualidade de vida da paciente. “A escoliose é uma curvatura lateral da coluna, que gera uma grande deformidade que compromete o equilíbrio do paciente, debilitando bastante a saúde, podendo causar dores e até dificuldade respiratória em casos severos. A cirurgia melhora significativamente a qualidade de vida do paciente.”

A cirurgia durou cerca de cinco horas, metade do tempo previsto e foi um sucesso. Esse é um passo muito importante para o Tocantins, já que o Hospital IOP é referência no estado e região norte do país. Assim, pacientes com necessidade de cirurgia de alta complexidade não precisam sair do estado para se tratar.

“Eu consegui ver na cirurgia um futuro com mais perspectiva e qualidade de vida. Ela representa para mim uma liberdade em relação a tudo. Sei que depois do repouso poderei praticar atividade física, as minhas dores vão cessar, não vou deixar de andar por causa da escoliose. Todos esses problemas foram sanados graças à cirurgia. Estou muito feliz”, comemora Nathalia.

Cirurgias de alta complexidade realizadas pelo Hospital IOP

Essa não é a primeira vez que as equipes de neurocirurgia e ortopedia do Hospital IOP realizam cirurgia de alta complexidade em Palmas. Em 2018 foi realizada uma cirurgia rara de escoliose idiopática juvenil, em um paciente de 13 anos. Já no ano seguinte, 2019, foi realizada a primeira cirurgia de Epilepsia no Tocantins, pela equipe de Neurocirurgia.

O Hospital IOP

Com quase 30 anos de uma história de pioneirismo no Tocantins, o Hospital IOP conta com o único Centro de Tratamento Especializado em Neurologia do estado, com uma equipe completa, fundamental para qualquer tipo de cirurgia neurológica. O time de neurocirurgia é referência no Tocantins e em toda a região norte do país.

Redação: Lia Cerqueira

×