Você sabe o que é luxação no ombro?

28/01/2021

A luxação no ombro é uma lesão que ocorre quando a articulação do ombro sai da sua posição natural, e se separa completamente (a cabeça do úmero se separa da escápula). Esse deslocamento do ombro pode ocorrer em várias direções, levando a quadros de dor intensa acompanhada de dificuldade de movimentar o braço.

Causas

As causas, normalmente, são por eventos traumáticos: queda sobre o braço, traumas esportivos, como o futebol ou basquete, por exemplo; pancadas ou mesmo por levantar um objeto pesado de maneira incorreta na academia.

O que fazer?

Quando ocorre a luxação há um quadro agudo de muita dor e deformidade visível no ombro, que é uma urgência, ou seja, o ombro tem que ser colocado no lugar o mais rápido possível, para evitar a lesão definitiva da cartilagem.

Em alguns casos, a própria pessoa consegue colocar a junta no lugar, por conviver há muito tempo com o problema, como em pacientes com Luxação Recidivante (que acontecem com frequência) ou em pessoas que têm os ligamentos frouxos e por isso, geralmente sofrem de luxação no ombro, que costuma aparecer ainda na adolescência.

Prevenção

A luxação do ombro não tem uma forma de prevenção específica. Porém, atividades de fortalecimento muscular e corporal ajudam a diminuir as chances de se ter uma luxação. É sabido que pessoas que fazem atividades de fortalecimento, musculação e têm a musculatura do ombro mais desenvolvida, geralmente são mais fortes e têm menos chances do ombro sair do lugar.

Tratamento

O tratamento consiste em colocar o ombro de volta no lugar, e isso pode ser feito no hospital, pelo ortopedista. Em alguns casos, há a necessidade de cirurgia. Já em casos de Luxação Recidivante, que é aquela que o ombro sai do lugar com frequência, o único jeito de corrigir é por meio do tratamento cirúrgico e definitivo, que geralmente é feito por vídeo com cirurgia artroscópica.

Visite regularmente o seu ortopedista de confiança.

O Hospital IOP é referência em Ortopedia no Tocantins e região norte do Brasil, sendo ainda, o único Hospital Ortopédico no TO.

×